quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sugestões de atividades para o maternal 1

Sugestões de atividades para o maternal 1



  • Imagem da Revista Crescer
  • Manusear livros de histórias (pano ou de plástico);
  • Manusear revista e revistas infantis;
  • Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas);
  • Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches;
  • Fazer o reconto das histórias lidas (professor);
  • Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar;
  • Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe;
  • Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente;
  • Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção;
  • Solicitar à criança que antecipe gestos e ações às atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda;
  • Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas;
  • Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches;
  • Registrar a rotina no quadro;
  • Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique;
  • Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas;
  • Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola;
  • Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo;
  • Soltar objetos dentro de uma caixa;
  • Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado;
  • Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés;
  • Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc;
  • Saltar pequenos obstáculos;
  • Bater bola no chão e agarrar em seguida;
  • Encaixar blocos em orifícios diversos;
  • Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc;
  • Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história);
  • Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu;
  • Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras;
  • Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre;
  • Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo;
  • Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”;
  • Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo;
  • Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando;
  • Pedir que diga seu próprio nome ou apelido;
  • Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente;
  • Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc;
  • Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação;
  • Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão;
  • Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades;
  • Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão;
  • Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.;
  • Brincar de entrar em caixas de papelão;
  • Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança;
  • Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas;
  • Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma;
  • Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.

                    MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS

  • Jogos de borracha ou plástico desmontáveis;
  • Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.);
  • Blocos diversos para montar;
  • Cubos de diversos tamanhos;
  • Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc;
  • Espelho grande na parede;
  • Brinquedos sonoros;
  • Caixas com orifícios;
  • Embalagens diversas, vazias;
  • Fantoches;
  • Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha;
  • Caixas de papelão de vários tamanhos;
  • Regador, brinquedos de puxar;
  • Copos de plástico e potes de iogurte;
  • Fichas com o nome dos alunos;
  • Argolas coloridas;
  • Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.);
  • Brinquedos coloridos e sonoros;
  • Instrumentos musicais;
  • Painéis com vários estímulos para exploração;
  • Papeis coloridos de texturas variadas;
  • Revistas e revistas infantis;
  • Massa plástica, lixas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário