PSICOMOTRICIDADE
Jogos e Exercícios Sensório - Motores
São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.
1 . Andar livremente, batendo palmas.
- para frente.
- de costas.
- com as mãos na cabeça ou na cintura.
- na ponta dos pés.
- encostando um pé à frente do outro.
- sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.
- seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
- com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
- procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
- aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.
2. Correr
- com as mãos na cintura ou na cabeça.
- rolando uma bola.
- chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.
- num pé só (como um saci).
- e parar bruscamente, a um sinal combinado.
- seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.
- sobre uma linha traçada no chão.
- pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).
- desviando de obstáculos colocados no chão.
- em duplas de mãos dadas com o colega.
- ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.
- estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo.
- em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.
- Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados;
- Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.
- Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.
- Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).
- Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.
3. Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos).
- Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão
ou da cadeira.
- Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e
abaixando-os; até o alto da cabeça, bater palmas.
- Deitados de costas, com pernas e braços estendidos, elevar os braços,
movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.
- De costas para uma mesa, braços para trás, tentar apanhar um objeto
que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida
pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa.
- Observação: o objeto deve ser inquebrável e flexível, de maneira a
facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.
- Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão, ou milho.
- Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está sobre
a mesa;
4. Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando).
- Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio das
mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).
- Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por exemplo,
saquinhos com pedrinhas etc.
- Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal,
uma folha de papel etc., até um local combinado.
- Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar sobre
ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão,
milho, alpiste etc.
- Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os
vagarosamente com os pés.
- Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma folha
de papel etc.), até um local combinado.
- Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para outro
com leves impulsos.
- Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de
copinhos etc.
- Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado
sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).
- Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por cima da
cabeça, por entre as pernas, pelo lado).
5. Saltar (pular) no mesmo lugar, com os dois pés juntos.
- com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os lados.
- no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.
- pular corda,
- Pular amarelinha sem pedra.
- com os dois pés (um pé só) juntos, sobre um bastão colocado no chão,
para frente, para trás e para os lados.
- com as pernas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados
no chão (por exemplo: saquinhos de areia).
- de cima de um bloco (tijolo de construção), para frente, para trás,
para um lado e para outro.
- Em duplas ou trios, lado a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo
lugar.
- Em duplas, frente.a frente, pular no mesmo lugar com as mãos no ombro
do companheiro.
- Em duplas ou trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados
pela cintura.
- Em duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega
da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o
corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da
frente e reiniciar o percurso.
- Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda parada.
6. Marchar
- Marcar passos no local, elevar ao máximo uma perna, depois a outra,
acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo
forte só um dos pés.
- Marcar passos no mesmo lugar e, a um sinal combinado, mudar de posição
(dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os
membros inferiores e superiores.
- Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida
de tambor, coquinho etc.).
- Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar enquanto durar um
estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo
que ele se reinicie.
- Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um
sinal combinado, marchar em sentido contrário.
- Em duplas ou trios, marchar lado a lado, de acordo com um ritmo
marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,
7. Galopar
- livremente, montados num cabo de vassoura.
- em ritmo acelerado, com paradas repentinas, marcadas por um sinal
combinado (palmas, apito etc.).
8. Lançar e pegar
- Lançar objetos (bolas etc.) a grandes distâncias, sem alvo definido;
tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).
- Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado na parede
e bem acima da altura dos participantes.
- Lançar uma bola de meia dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.
- Jogar a bola na parede e tornar a pegá-la.
- Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.
- Jogar a bola para o alto e tornar a pegá-la.
- Jogar a bola no chão e rebatê-la.
- Brincar de encestar bolas.
- Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um saquinho com
areia, grãos etc.
- Dispostos em círculo, jogar a bola uns para os outros.
- Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes, antes de
pegá-la novamente.
9. Chutar
- Dar pontapés em saquinhos de areia.
- Chutar bola.
- Chutar pedrinhas.
10. Atividades dígito-manuais
- Fazer movimentos de jogar beijos com a mão.
- Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de adeus.
- Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.
- Movimentar os pulsos para frente e para trás.
- Abrir e fechar as mãos, ora com as palmas voltada para baixo, ora para
cima.
- Agarrar partes do próprio corpo (braço, dedos, coxa perna, tornozelo).
- Agarrar saquinhos de areia, amassá-los, bater com as mãos e os dedos e
jogá-los de uma mão para outra.
- Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.
- Separar e aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas
posições).
- Movimentar o polegar para frente e para trás.
- Girar o polegar.
- Girar cada um dos dedos separadamente.
- Tocar, com o polegar da mesma mão a ponta de todos os dedos
sucessivamente; fazer o exercício ora com uma mão, ora com outra.
- Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma mão
aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.
- Movimentar o indicador e o dedo médio no plano vertical, como se
fossem um homem andando.
- Movimentar o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma
tesoura.
- Fazer movimentos de pinça com todos os dedos juntos.
- Fazer movimentos de pinça com o indicador e o dedo médio.
- Girar pequenas argolas com os dedos.
- Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.
11. Coordenação visomotora
- Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre os outros (cubos de
madeira etc.).
- Encaixar objetos: colocar, por exemplo, copos de papel de diferentes
tamanhos um dentro do outro.
- Fincar palitos sobre base de isopor.
- Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma caixa de sapatos.
- Perfurar retalhos de plástico com palitos.
- Enfiar contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares,
pulseiras etc.
- Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.
- Cortar com tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.
- Alinhavar
12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos
- Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar
os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as
mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
- Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta,
caderno, giz, cadeira (batendo),
- esfregando, puxando, arrastando etc.).
- Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando,
amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas
ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
- Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.
- Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e
cantos).
- Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.
- Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos:
batendo palmas; estalando os dedos
fonte: blog de Delma Morais
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