A Psicomotricidade contribui
de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal
incentivar a prática
do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se
relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores
recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no
programa escolar desde a Educação Infantil.
ESQUEMA
CORPORAL – Conceitos
É o reconhecimento e a conscientização das diversas partes do corpo.
Possibilitando as relações
com o meio ambiente.
Etapas:
a)
CONHECIMENTO:
A criança deve demonstrar o conhecimento das diferentes
partes do corpo em relação a ela mesma e nos outros.
b)
ORGANIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO:
São todas as atividades em que a criança organiza e integra as diferentes
partes do corpo dentro de situações especiais. Esta organização ocorre de ordem
interna.
c)
EXPRESSÃO:
É o uso de toda a expressão corporal da criança de forma observável. (Com ou sem estímulo verbal).
COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA
É
uma ação
motora que envolve os grandes músculos e as grandes massas musculares.
ETAPAS:
a) COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL:
Capacidade da criança
em usar coordenadamente os músculos em uma
determinada atividade.
b) EQUILÍBRIO:
Define-se
pela manutenção
do corpo em uma mesma posição durante um tempo determinado.
Tipos: Estático,
Dinâmico
e Recuperado
c) FREIO INIBITÓRIO
Capacidade
que a criança
tem de controlar o seu próprio
corpo e mudá-lo
de direção
quando em movimento. É o controle do movimento no tempo e no espaço.
d) TONICIDADE:
É o estado de tensão em que se encontram os músculos quando a inversão e a vascularização estão intactas.
e)
RELAXAÇÃO:
Diminuição da tensão muscular que leva a criança a sentir-se mais a
vontade com o seu próprio corpo.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
É uma ação motora que envolve os pequenos músculos e as pequenas massas
musculares.
ETAPAS:
a)COORDENAÇÃO VISO MOTORA:
É o uso coordenado do olho em relação às mãos, aos pés e ao próprio corpo. Dividem-se em: Óculo Manual / Óculo Pedal
b)COORDENAÇÃO MANUAL DIGITAL:
É aplicação correta e coordenada dos dedos em relação às mãos.
PERCEPÇÃO
Aquisição de conhecimento por meio de
impressões sensoriais do mundo exterior e do próprio corpo.
ETAPAS:
a)
ASPECTO SENSORIAL:
Meio pelo qual o indivíduo organiza, e chega a uma compreensão dos fenômenos, que são constantemente dirigidos sobre ele.
b) ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL:
Consiste na capacidade de reconhecer e perceber
uma determinada forma em qualquer posição no espaço. Percebendo assim as posições de dois ou mais objetos em relação entre si abrangendo desde a posição que ocupamos no espaço até as formas de como dispomos dele.
c)ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL:
É uma ação cognitiva, que visa a confirmar a noção de que há coisas, que se seguem no espaço. É conhecer o presente a um “ANTES”
e um “DEPOIS”.
d)FIGURA
FUNDO:
É a capacidade de discriminação da figura principal
entre um grupo de elementos.
e)ANÁLISE E SÍNTESE:
ANÁLISE é separar. “Operação que decompõe o objeto de estudo em unidade menores”.
SÍNTESE é juntar. “Operação que coloca as unidades para formar um todo”.
RITMO
É o resultado das relações entre os fenômenos de velocidade, duração, intensidade, observando suas variáveis.
LATERALIDADE
É a capacidade de integrar relações sensório-motoras com o ambiente através do estabelecimento da dominância homolateral das mãos, pés e olhos.
É o uso preferencial que se faz por um dos lados do
corpo.
É a tradução de um predomínio motor referido aos segmentos (olhos, mão, pé)
direito ou esquerdo do corpo.
O trabalho da educação
psicomotora com as crianças
deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor,
afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de
atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.
Através
da recreação
a criança
desenvolve suas aptidões
perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a
criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve
realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A
recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades
esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio
sócio-afetivo.
fonte: desconhecido, recebi esse material de uma conhecida.
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