domingo, 20 de outubro de 2013

Material retirado do Blog: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/10/o-que-trabalhar-com-criancas-do_01.html.



MATERNALI (2 a 3 anos)



OBJETIVO:


Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

ATIVIDADES:


• Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.• Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.• Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.• Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.• Estimulação do próprio corpo,m identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).• Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.• Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).• Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.• Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.• Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.• Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.• Apresentação das cores.• Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.• Contos de histórias curtas.• Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.• Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.• Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.• O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.• Traçados simples: Coordenação Motora.• Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:


1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.3. Permitir que a criança seja independente.4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.7. Mantê-la ocupada.8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

♥ OBSERVAÇÕES:


CARACTERÍSTICAS:Aproximadamente entre 2 e 3 anos.Egocentrismo.• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

♥ TIPOS DE BRINCADEIRAS:


• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.



***************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário